quarta-feira, 11 de novembro de 2015

Análise Técnica - indicadores de sentimento e fluxos

Embora os indicadores técnicos mencionados anteriormente assumam que o sentimento dos investidores está refletido nos dados de preços e de volume, os analistas técnicos também podem observar indicadores de sentimento do investidor e fluxos de capital para obter sinais (insights) sobre potenciais tendências emergentes. Indicadores de sentimento podem ser utilizados para discernir os pontos de vista dos potenciais compradores e vendedores. O sentimento do mercado é conhecido como "bullish" (mercado comprador), quando os investidores esperam que os preços aumentem, e "bearish" (mercado vendedor), quando os analistas esperam uma queda dos preços.

Os indicadores podem incluir pesquisas de opinião que tentam medir o sentimento dos investidores diretamente, bem como várias medidas que são baseados em dados de mercado:

Índice de Volatilidade (VIX)

A Chicago Board Options of Exchange (CBOE) calcula o VIX (Volatility Index), que mede a volatilidade das opções sobre o índice de ações S&P 500. Altos níveis do VIX sugerem que os investidores temem quedas no mercado de ações. Os analistas técnicos muito frequentemente interpretam o VIX de forma contrária. Tecnicamente falando, o índice de volatilidade CBOE não mede o mesmo tipo de volatilidade como a maioria dos outros indicadores. A volatilidade é o nível das flutuações de preços que podem ser observadas olhando dados do passado. Em vez disso, o VIX olha para as expectativas de volatilidade futura, também conhecidas como volatilidade implícita. Momentos de maior incerteza (mais volatilidade esperada futuro) resultam em valores mais elevados VIX, enquanto valores mais baixos correspondem a mercados menos ansiosos. Investidores e analistas às vezes se referem ao VIX por um apelido não-oficial: “índice de medo”.


Razão put/call

Opções de venda aumentam de valor quando o preço do ativo subjacente (objeto) cai, enquanto as opções de compra aumentam de valor quando do aumento do preço do ativo subjacente. Para os ativos financeiros que tem opções negociadas ativamente, o volume de opções de venda e de opções de compra reflete a atividade de investidores com perspectivas positivas e negativas, respectivamente, sobre o ativo. A razão put/call é o volume de opções de venda dividido pelo volume de opções de compra. Aumentos da razão put/call indicam uma perspectiva mais negativa para o preço do ativo. Esta proporção é geralmente vista como um indicador contrário. Razões extremamente elevadas indicam o sentimento dos investidores fortemente “bearish” (vendedor) e – possivelmente – um mercado sobrevendido, enquanto proporções extremamente baixas indicam sentimento fortemente altista (bullish) e – talvez – um mercado sobrecomprado.

Margem de dívida

O montante da margem de dívida é um indicador prontamente disponível porque as corretoras são obrigadas a comunicar esses dados. Os aumentos no total da margem de dívida em circulação sugerem compra agressiva por parte dos investidores de margem alta. Quando os investidores de margem atingem seus limites de margem de crédito, a sua capacidade de continuar comprando diminui, o que pode causar queda de preços. Como os preços diminuem, os investidores podem precisar vender títulos para atender as chamadas de margem, e essas vendas impulsionam os preços ainda mais para baixo. O aumento da margem de dívida tende a coincidir com o aumento dos preços de mercado e quedas da margem de dívida tendem a coincidir com a queda de preços.

Short interest ratio (razão de posições vendidas)

Assim como um aumento da margem de dívida sugere compra agressiva e forte sentimento positivo, os aumentos de posições vendidas de ações indicam forte sentimento negativo. Tal como acontece com a margem de dívida, as posições vendidas devem ser relatadas pelas corretoras. A razão de posições vendidas é igual a posições vendidas dividida pelo volume médio diário negociado. Uma proporção alta de posições vendidas significa que os investidores esperam que o preço das ações caia, indica também a demanda futura de compra, quando os vendedores a descoberto devem devolver as ações emprestadas. Assim, as opiniões dos analistas técnicos estão divididas a respeito de como a relação de posições vendidas devem ser interpretadas.

Indicadores do fluxo de fundos

Como a análise técnica é baseada em mudanças nas condições de oferta e demanda, os indicadores do fluxo de fundos nos mercados financeiros podem ser úteis para observar mudanças na oferta de valores mobiliários e a demanda por eles.

O índice de braços ou índice de negociação de curto prazo (TRIN) é uma medida do fluxo de avanços ou declínios das ações. O índice é calculado como:

TRIN = [ (Número de avanços / Número de declínios) / (Volume de avanços / Volume de declínios) ]

Um valor do índice próximo a um sugere que os fundos estão fluindo uniformemente ao avanço e declínio das ações. Índice maiores que um significa que a maioria do volume está em declínio, enquanto um índice inferior a um significa mais volume de altas. Em gráficos do TRIN para ações dos Estados Unidos, picos de alta coincidiram com grandes perdas diárias no mercado de ações, enquanto picos de queda coincidiram com grandes ganhos diários no mercado de ações.

A margem de dívida, além de indicar o sentimento dos investidores, como descrito acima, é também um indicador útil de fluxo de fundos. O aumento da margem de dívida pode indicar que os investidores querem comprar mais ações. A queda da margem de dívida indica aumento de vendas.

A posição de caixa de fundos mútuos é a proporção de caixa dos fundos mútuos em relação aos ativos totais. Durante tendências de alta, os gestores de fundos querem investir rapidamente, porque o caixa ganha apenas a taxa de retorno livre de risco e, portanto, diminui os retornos do fundo. Durante tendências de baixa, os saldos dos fundos de caixa aumentam o retorno global do fundo. Como resultado, as posições de caixa em fundos de investimento tendem a aumentar quando o mercado está caindo e diminuir quando o mercado está em ascensão. Os analistas técnicos tipicamente visualizam o caixa dos fundos mútuos como um indicador contrário. Quando os fundos de investimento acumulam caixa, isso representa um poder de compra futura no mercado. Portanto, uma relação alta de caixa de fundos mútuos sugere que os preços de mercado estão susceptíveis a aumentar. Por outro lado, quando o caixa dos fundos mútuos é baixo, eles já estão investidos e os preços do mercado refletem as suas compras.

Nova emissão de ações (ou seja, ofertas públicas iniciais) e ofertas secundárias (vendas de ações adicionais por parte do emitente) aumentam a oferta de ações. Devido aos emitentes tenderem a vender novas ações quando os preços das ações têm perspectivas de alta, os aumentos na emissão de novas ações podem muitas vezes coincidir com os picos de mercado. Desta forma, ofertas públicas iniciais e ofertas secundárias também podem ser consideradas como indicadores de fluxo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário