terça-feira, 3 de novembro de 2015

Análise Técnica – indicadores baseados em preços: médias móveis e bandas de Bollinger


Médias Móveis

Linhas médias móveis são frequentemente usadas para suavizar as flutuações em um gráfico de preços (ou em um gráfico de qualquer série de tempo). A média móvel é simplesmente a média dos preços de fechamento dos últimos n pregões (períodos, dias de negociação). Quanto maior for o valor escolhido de n, mais suave a linha média móvel. Analistas usam frequentemente períodos de médias móveis que fazem sentido intuitivo, tais como 20 dias para representar o número de dias de negociação em um mês. Em uma tendência de alta, o preço é mais elevado do que a média móvel (ou seja, a linha média móvel está abaixo do preço atual), e em uma tendência de baixa, o preço é mais baixo do que a média móvel (ou seja, a linha média móvel está acima do preço atual). Linhas médias móveis são muitas vezes vistas como os níveis de suporte ou resistência.

Os analistas usam linhas médias móveis para facilitar a visualização de mudanças de tendência. Quanto maior o período usado para calcular a média móvel, as flutuações de prazo mais curto influenciam menos a linha média móvel. Períodos excessivamente longos podem, de fato, camuflar mudanças em uma tendência de preço.

As médias móveis de diferentes períodos podem (devem) ser usadas em conjunto, tais como médias móveis de 20 dias e 250 dias. Pontos onde a média móvel de curto prazo (mais voláteis) cruza a média de longo prazo (mais suave) podem indicar mudanças na tendência dos preços. O cruzamento de uma média móvel de curto prazo acima da linha de média móvel de longo prazo (a "cruz de ouro", “golden cross”) é muitas vezes visto como um indicador emergente de uma tendência de alta ou um sinal de “compra” por analistas técnicos. O cruzamento da média de curto prazo abaixo da média de longo prazo (a "cruz morta", “dead cross”) é muitas vezes visto como um indicador de tendência de uma baixa emergente ou um sinal de "venda".

Figura 1. Médias Móveis. (O padrão utilizado no software Investing.com são as médias móveis de 9 e 26 períodos).

Bandas de Bollinger

As bandas de Bollinger são construídas com base no desvio-padrão dos preços de fechamento dos últimos n períodos. Um analista pode desenhar as bandas de alta e baixa escolhendo o número de desvios-padrão (normalmente dois) acima e abaixo dos n-períodos da média móvel. As bandas se afastam uma da outra quando a volatilidade do preço aumenta e se aproximam quando os preços estão menos voláteis.

As bandas de Bollinger são vistas como úteis para indicar quando os preços são extremos para os padrões recentes de cada lado de alta ou baixa. Os preços iguais ou superiores a banda de Bollinger superior podem ser vistos como uma indicação de um mercado sobrecomprado, ou seja, com preços "muito altos" e susceptível a cair no curto prazo. Da mesma forma, os preços iguais ou abaixo da banda de Bollinger inferior podem ser vistos como indicando um mercado sobrevendido, ou seja, com preços "muito baixos" e susceptível a subir no curto prazo. Uma estratégia possível de negociação utilizando as bandas de Bollinger é comprar quando o preço está na banda inferior ou vender quando o preço está na faixa superior. Este é um exemplo de uma estratégia contrária – que compra quando a maioria dos investidores estão vendendo e vende quando a maioria dos investidores estão comprando. Os investidores contrários acreditam que os mercados estão sobrecomprados ou sobrevendidos porque a maioria dos investidores tendem a comprar e vender na hora errada, e, assim, ele pode obter rentabilidade negociando na direção oposta.

Figura 2. Bandas de Bollinger. (O padrão utilizado no software Investing.com é média móvel de 20 períodos e 2 desvios-padrão).


Nenhum comentário:

Postar um comentário