* Parte do artigo é a livre tradução do texto “Sell in May and go away”**
** Por Investopedia***
O que significa “Sell In May And Go Away” (vender em maio e ir embora)?
Vender em maio e ir embora é um adágio de negociação bem conhecido que adverte os investidores a vender suas ações em maio para evitar um declínio sazonal nos mercados de ações. A estratégia vender em maio e ir embora ocorre quando um investidor vende suas participações em maio e retorna ao mercado de ações em novembro, evitando assim o período tipicamente volátil de maio a outubro. Alguns investidores acham esta estratégia mais gratificante do que ficar nos mercados de ações ao longo do ano.
Esta estratégia baseia-se no baixo desempenho histórico das ações no período de seis meses que começa em maio e termina em outubro, em comparação com o período de seis meses de novembro a abril.
Origem da frase “Sell In May And Go Away” (vender em maio e ir embora)
A frase venda em maio e vá embora é provavelmente relacionada a um velho provérbio inglês, “venda em maio e vá embora, e volte no dia do St. Leger”. Esta frase se refere ao costume de aristocratas, comerciantes e banqueiros que gostavam de deixar a cidade de Londres e ir para o interior para escapar do calor durante os meses de verão. O dia de St. Leger refere-se às apostas de St. Leger, uma corrida de cavalos puro sangue em meados de setembro e é a última fase da British Triple Crown (a Tríplice Coroa Inglesa consiste em três competições de corrida de cavalos da raça Puro Sangue Inglês).
Os traders americanos que provavelmente passarão mais tempo de férias entre o Memorial Day (última segunda-feira de maio) e o Dia do Trabalho (primeira segunda-feira de setembro) imitam esta tendência e adotaram a frase como um adágio de investimento. No entanto, os números também apoiam um pouco desta sabedoria popular.
Os mercados caem em maio?
Desde 1950, o índice Dow Jones Industrial Average (DJIA) teve um retorno médio de apenas 0,3% durante o período de maio a outubro, em comparação com um ganho médio de 7,5% no período de novembro a abril. Embora as razões exatas para este padrão de negociação sazonal não sejam conhecidas, volumes de negociação mais baixos devido aos meses de férias de verão e aumento dos fluxos de investimento durante os meses de inverno são citados como razões contributivas para a discrepância no desempenho entre maio-outubro e novembro-abril, respectivamente.
Desvantagem de “Sell In May And Go Away” (vender em maio e ir embora)
Há limitações para a implementação desta estratégia na prática, como custos adicionais de transação e implicações fiscais (da rotação da compra e venda de ações). Outro inconveniente é que o timing do mercado e as estratégias de sazonalidade nem sempre funcionam, e os resultados reais podem ser muito diferentes dos teóricos.
Alternativas para “Sell In May And Go Away” (vender em maio e ir embora)
Em vez de vender em maio, alguns analistas recomendam rotação. Isso significa que os investidores não devem retirar seus investimentos, mas devem, em vez disso, variá-los e se concentrar em produtos que tendem a ser menos afetados pelo crescimento lento geral nos mercados durante o verão e início do outono (do hemisfério norte). Por exemplo, as ações de bens de consumo e de saúde/assistência médica tendem a ter um crescimento médio maior durante o período de maio a outubro.
A verdade sobre “Sell in May and Go Away” ****
**** Livre tradução do texto “The Truth About "Sell in May and Go Away” *****
***** Investopedia por Mark Kolakowski ******
Um velho ditado aconselha investidores em ações para “Sell in May and Go Away”. Tal fato baseia-se na premissa de que os seis meses de “verão” de maio a outubro geralmente registram ganhos menores do que os seis meses de “inverno” de novembro a abril. Analistas técnicos do Bank of America Merrill Lynch, uma divisão do Bank of America Corp. (BAC), e Mark Hulbert (um pesquisador de longa data de estratégias de investimento) ofereceram suas próprias opiniões recentemente. Outros analistas apontam para estudos empíricos sobre a superioridade do buy-and-hold (comprar e manter) investindo em estratégias de market timing como essa.
Venda prematura em maio
Analistas do Merrill Lynch afirmam que maio registra um avanço do mercado de ações em 57% do tempo, enquanto o movimento médio é um pequeno declínio de 0,06%, conforme relatado na Carteira Mensal de Mercados Globais datada de 18 de abril de 2017. Segundo dados iniciados em 1928, o período junho-agosto normalmente é o segundo melhor do ano, com ganhos em 63% do tempo, e um retorno médio de 2,97%, indica Merrill Lynch. Além disso, eles escrevem que um maio fraco normalmente anuncia um período “mais robusto” de junho a agosto. Se houver tempo para vender no verão, normalmente seria em julho-agosto, acrescenta Merrill Lynch.
Não aplicável este ano
Com base em novas pesquisas, o padrão sazonal “Sell in May and Go Away”, também chamado de indicador Halloween ou estratégia Halloween, na verdade só é válido no terceiro ano de um mandato presidencial dos Estados Unidos, afirma Mark Hulbert em sua coluna MarketWatch. Nos outros três anos, não há um padrão estatisticamente significativo, diz ele. Consequentemente, aconselha seus leitores que “não apostem neste ano” (já que não é o terceiro ano de mandato presidencial nos Estados Unidos).
Analisando os dados de 1897 em diante, Hulbert verificou que o período de “inverno” no terceiro ano de um mandato presidencial apresenta ganho médio de 11%, enquanto no “verão” apresenta uma ligeira perda. Nos anos um, dois e quatro, “invernos” apresentaram retornos próximos de 3%, enquanto os “verões” ganharam cerca de 2%. Hulbert é famoso por analisar os registros de trilhas de boletins de investimento através de seu Hulbert Financial Digest (publicado de 1980-2016) e seu sistema de classificação Hulbert.
Melhor comprar e manter (Buy-and-Hold)
Usando 142 anos de dados, os analistas do CXO Advisory Group, com sede na Virgínia, analisaram três estratégias: (1) manter ações de novembro a abril e dinheiro de maio a outubro; (2) fazer o oposto e (3) manter ações durante todo o ano. Enquanto a estratégia (1) apresentou melhores retornos do que (2), a estratégia (3) foi de longe a melhor, sua superioridade ampliada quando os custos de transação foram considerados na análise, de acordo com a revista Forbes. Um estudo semelhante, baseado em dados mais recentes de 20 anos, deu a mesma conclusão, por Wall Street Daily (figura 1).
Figura 1. Linha vermelha expressa a compra de ações (representada pelo S&P 500) de novembro até abril (estratégia “Sell in May and Go Away”). Linha azul representando a compra de ações (representada pelo S&P 500) de maio a outubro (estratégia contrária a “Sell in May and Go Away”) e a linha verde expressa a estratégia Buy-and-Hold (comprar e manter), independentemente do período.
O estrategista de ações Sam Stovall, da S&P Global Market Intelligence, expressou seu próprio ceticismo em relação ao “Buy in May and Go Away”. No ano passado, observando que o índice S&P 500 (SPX) avançou em média 1,4% nos meses de “verão” desde 1945, Stovall aconselhou os clientes que “um retorno anualizado de 1,4% é melhor do que seria em dinheiro, pelo menos no passado recente, e o S&P 500 subiu de preço durante este período sazonalmente suave 63% do tempo”, como ele citou na USA Today.
“Sell In May And Go Away” no Brasil e conclusão
Figura 2. IBOVESPA mensal. “Sell In May And Go Away” ocorrido durante a crise de 2008.
“Sell In May And Go Away” é uma clara anomalia de mercado que realmente ocorre em alguns anos e que na média de longos períodos apresenta melhor desempenho que uma estratégia contrária, mas com menor retorno em relação a estratégia “Buy-and-Hold” (muito em parte pelos custos de transação), como observado nos estudos do Wall Street Daily (figura 1), CXO Advisory Group e Mark Hulbert, este último considerando a estratégia “Sell In May And Go Away” estatisticamente válida apenas para o terceiro ano de um mandato presidencial dos Estados Unidos. Como em toda operação de renda variável, indica-se muita cautela na utilização de anomalias de mercado como a “Sell In May And Go Away”. Pode ser que o período da venda durante o mês de maio implique em grande impacto, por exemplo, o auge, o topo, do IBOVESPA em 2008 foi no dia 20 de maio. Caso a venda tivesse sido realizada no primeiro dia de operação da bolsa em maio (02 de maio de 2008, para o caso em análise), o investidor teria perdido ou deixado de ganhar 6% com a alta do período de 02 a 20 de maio de 2008. Da mesma forma, caso o investidor tivesse voltado ao mercado apenas no primeiro dia de novembro (03 de novembro de 2008, para o caso em questão), deixaria de ter ganho ou mesmo perderia 30% de alta que ocorreu entre 27 de outubro a 03 de novembro de 2008. Então, conclui-se que não existe uma fórmula perfeita para entender como o mercado irá variar, qual é o melhor período para o investimento ou desinvestimento depende tanto de fatores sazonais como também do momento efetivo da análise, seja utilizando análise técnica, tape reading ou mesmo análise fundamentalista.
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