quinta-feira, 1 de outubro de 2015

Análise Técnica: conceitos básicos

A análise técnica é o estudo do sentimento coletivo do mercado, expresso de acordo com a compra e venda de ativos. Baseia-se na ideia de que os preços são determinados pela interação entre oferta e demanda. O preço de mercado equivale a oferta e a procura, a qualquer instante. Apenas os participantes do mercado que negociam afetam os preços e os participantes mais bem informados tendem a negociar maiores volumes. Desta forma, preço e volume refletem o comportamento coletivo dos compradores e vendedores.

Uma premissa básica da análise técnica é que os preços refletem o comportamento racional e irracional dos investidores. Esta suposição implica que a hipótese dos mercados eficientes não se sustenta. Os analistas técnicos acreditam que o comportamento dos investidores é refletido em tendências e padrões que tendem a se repetir e podem ser identificados e usados para previsão de preços.

A análise técnica pode ser contrastada com a análise fundamentalista, que tenta determinar o valor intrínseco de um ativo. Enquanto a análise fundamentalista de uma empresa utiliza as demonstrações financeiras da empresa e outras informações [comunicados, política de dividendos, análise setorial e regulamentação, análise macroeconômica (taxa de juros, câmbio, inflação, desemprego, PIB, etc.), etc.] para analisar a situação financeira da referida empresa e determinar seu valor, a análise técnica utiliza apenas o preço das ações e o volume de negociação da empresa para projetar um preço-alvo. A análise técnica não está preocupada com a identificação das razões dos compradores e vendedores para a negociação, mas apenas com as negociações que tenham ocorrido.

Uma vantagem de usar apenas os dados de preços e de volume é que eles são observáveis. Grande parte dos dados usados na análise fundamentalista está sujeita a pressupostos ou formulações e podem não estar disponíveis para todos ativos, tais como moedas ou commodities. Isso não implica, porém, que a própria análise técnica é objetiva; ambos os tipos de análise exigem julgamentos subjetivos.

Outra vantagem da análise técnica é que ela pode ser aplicada aos preços dos ativos que não produzem fluxos de caixa futuros (dividendos ou juros), como commodities. A análise técnica também pode ser útil quando existe probabilidade de fraude nas demonstrações financeiras. O preço e o volume podem refletir o verdadeiro valor da empresa antes mesmo da fraude ser amplamente conhecida e antes das demonstrações financeiras serem atualizadas.

Entretanto, a utilidade da análise técnica é limitada em mercados em que os dados de preços e volume podem não refletir verdadeiramente a oferta e a demanda. Este pode ser o caso em mercados não líquidos e em mercados que estejam sujeitos à manipulação externa (por exemplo, intervenção no mercado de moeda por bancos centrais). Adicionalmente, para ações de empresas em processo de falência, a cobertura de posições vendidas (short covering) pode criar padrões técnicos positivos mesmo quando se sabe que o preço das ações tenderá para zero.

Em suma, os fundamentos da análise técnica são as seguintes hipóteses:

  • Os preços são determinados pela oferta e demanda de investidores ativos.
  • Oferta e demanda são impulsionadas por comportamento tanto racional como irracional.
  • Embora as causas das mudanças na oferta e demanda sejam difíceis de determinar, as mudanças reais na oferta e demanda podem ser observadas nos preços de mercado.
  • Os preços se movem em tendências e padrões de exibição que podem ser identificados e tendem a se repetir ao longo do tempo. 

Análise
Fundamentalista
Técnica
Idade
Aproximadamente 40 anos
Mais de 100 anos
Origem
Acadêmica
Profissional
Usuário
Administradores de fundos e investidores de longo prazo
Investidores de curto e médio prazos
Especuladores
Pergunta
Por quê?
Quando?
Análises
Econômico-Financeira
Gráfica e indicadores técnicos
Hipóteses básicas
Existe um valor real ou intrínseco para cada ação que está diretamente correlacionado com o desempenho da empresa
Os preços dos ativos se movimentam em tendências e existe uma dependência significativa entre as oscilações dos preços que se sucedem
Objetivos
Determinar o valor intrínseco de uma ação
Determinar a tendência da evolução das cotações no curto prazo, a fim de aproveitar as oscilações para auferir ganhos de capital
Fonte do quadro: Adaptação do comparativo entre escolas de análise de ações (PINHEIRO, Juliano Lima. Mercado de capitais, 2006)

Nenhum comentário:

Postar um comentário