quinta-feira, 22 de outubro de 2015

Análise Técnica: tipos de gráficos

Os analistas técnicos usam principalmente gráficos de preço e volume para analisar os preços dos ativos e o movimento geral do mercado. A maioria destes gráficos tem o tempo no eixo horizontal e os preços no eixo vertical. O intervalo de tempo escolhido (mensal, semanal, diário ou intradia) reflete o horizonte de negociação de interesse para o analista. O analista técnico normalmente começa observando tendências de longo prazo em gráficos mensais e/ou semanais, em seguida olha para a atividade recente em gráficos diários ou intradia (estes últimos geralmente de 15 ou 60 minutos). Se os preços mudaram de forma exponencial (por exemplo, um índice de ações ao longo de várias décadas), o analista pode (deveria) escolher gráficos em escala logarítmica (que tem a vantagem de amortecer movimentos atípicos e costuma mostrar a tendência primária com mais nitidez), em vez da escala linear de uso mais habitual.

Os analistas técnicos, além do preço, também estão preocupados com o volume. O gráfico de volume geralmente é exibido abaixo do gráfico de preços com o volume de cada período mostrado como uma linha vertical (coluna).

Gráficos de linhas

Os gráficos de linhas são os gráficos de análise técnica mais simples. Eles mostram os preços de fechamento para cada período como uma linha contínua (ver Figura 1).
Figura 1. Gráfico de linha


Gráficos de barras

Os gráficos de barras adicionam os preços mais altos e mais baixos para cada período de negociação, o preço de fechamento e muitas vezes também incluem o preço de abertura. Cada período é mostrado como uma linha vertical, com o preço de fechamento indicado como um ponto ou traço no lado direito da linha. Se o gráfico incluir o preço de abertura, estes são mostrados no lado esquerdo de cada linha vertical (ver Figura 2).


Figura 2. Gráfico de barras


Gráficos Candlestick

Gráficos Candlestick usam os mesmos dados que os gráficos de barras (preço de abertura, máxima, mínima e fechamento), mas exibem uma caixa delimitada pelos preços de abertura e fechamento. A caixa (candle) é clara se o preço de fechamento é maior do que o preço de abertura (geralmente branco ou verde, apesar da maioria dos softwares permitirem personalização, representa alta), ou preenchida se o preço de fechamento é menor do que o preço de abertura (geralmente preto ou vermelho, apesar da maioria dos softwares permitirem personalização, representa baixa). Gráficos Candlestick podem tornar mais fácil o reconhecimento de padrões, sendo muito úteis para avaliação de reversão de tendência após oscilações de alta intensidade (ver Figura 3).

De forma geral, os gráficos candlestick são os mais utilizados pelos analistas técnicos.


Figura 3. Gráfico Candlestick

Gráficos de ponto e figura

Gráficos de ponto e figura são úteis na identificação de mudanças na direção dos movimentos de preços. Estes gráficos são desenhados em papel milimetrado, com o preço no eixo vertical. O incremento de preços escolhido é o "tamanho da caixa" para o gráfico. Ao contrário de outros gráficos técnicos, o eixo horizontal não representa unidades de tempo discretos. Em vez disso, ele representa o número de mudanças de direção. Por isso, este tipo de gráfico pode ser considerado um gráfico "atemporal". Para determinar quando uma mudança de direção deve ocorrer, o analista deve escolher o "tamanho de reversão" para o gráfico. Um tamanho típico de reversão é três vezes o tamanho da caixa.

A partir do preço de abertura, o analista irá preencher uma caixa na primeira coluna, se o preço de fechamento mudou por pelo menos o tamanho da caixa. Um X indica um aumento de um tamanho da caixa e um 0 indica uma redução. Se as mudanças de preços forem maior do que um tamanho da caixa, o analista irá preencher múltiplos Xs ou 0s. Se o preço continua na mesma direção em períodos seguintes, o analista continuará preenchendo na mesma coluna. Quando as variações de preços no sentido oposto for de pelo menos o tamanho da reversão, o analista vai começar a próxima coluna (ver Figura 4).

Figura 4. Gráfico de ponto e figura

Nenhum comentário:

Postar um comentário